Mosaico romano gigantesco descoberto sob o campo de um fazendeiro na Turquia

Mosaico romano gigantesco descoberto sob o campo de um fazendeiro na Turquia

No sul da Turquia, foi descoberto um enorme mosaico da piscina com padrões geométricos complexos, o que revela o impacto de longo alcance do Império Romano em seu pico.

Michael Hoff of the Nebraska University, an art historian from Lincoln and director of mosaic excavations, said the mosaic, which once adorned the floor of a bath complex, abuts a 25-foot (7-meter)-long pool, which would have been open to the air

Hoff disse que a descoberta foi possivelmente do século terceiro ou quarto. O mosaico é um incrível 1.600 metros quadrados (metros quadrados) do tamanho de uma pequena casa de família (149 metros quadrados).

Incrível mosaico romano descoberto no sul da Turquia

“Para ser sincero, joguei completamente que o mosaico é tão grande”, disse Hoff à BBC.

A primeira dica de que algo impressionante estava no subsolo no sul da Turquia veio em 2002, quando o professor de clássicos da Universidade de Purdue, Nick Rauh, passou pelo campo de um fazendeiro recém -arado perto da antiga cidade de Antiochia ad Cragum. O arado agitou pedaços de mosaico, disse Hoff.

Rauh consultou outros arqueólogos, incluindo especialistas no Museu Local de Alanya, Turquia. O museu não tinha fundos para escavar mais do que uma lasca do mosaico, então os arqueólogos deixaram o local sozinho.

No ano passado, com uma nova permissão arqueológica para o local em mãos, os arqueólogos do museu convidaram Hoff e sua equipe para concluir a escavação.

Até agora, os pesquisadores revelaram cerca de 40 % do mosaico. O piso está em condição “intocada”, disse Hoff em um vídeo da universidade sobre a escavação. Teria liderado uma piscina de mármore ao ar livre ladeada por pórticos.

O próprio mosaico é composto de quadrados grandes, cada um ostentando um design geométrico exclusivo em um fundo branco, de padrões de explosão de estrela a loops entrelaçados.

É o maior mosaico romano já encontrado no sul da Turquia, que se pensava ser bastante periférico ao Império Romano, segundo Hoff.

A existência do mosaico sugere que Antiochia ad cragum foi muito mais influenciada pelos romanos do que se acreditava, disse Hoff.

A cidade de Antiochia ad Cragum, fundada no primeiro século, tem várias características romanas, incluindo casas de banho e mercados.

A equipe de Hoff também está escavando um templo romano do terceiro século na cidade e uma rua alinhada com colunatas e lojas.

A equipe retornará com estudantes e voluntários para concluir as escavações em mosaico.

Por fim, disse Hoff, o plano é construir um abrigo de madeira sobre todo o mosaico e abrir o local para visitas públicas.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2023 Luxury Blog - Theme by WPEnjoy