Max Verstappen acusa a fia do favoritismo após uma decisão chocante sobre o estupro de Russell

Max Verstappen criticou publicamente a FIA após sua controversa decisão de não penalizar George Russell, apesar de um aparente estupro durante o Grande Prêmio do Bahrein. O motorista da Red Bull, que sofreu uma corrida frustrante e terminou em sexto, não se manteve quando falou com a imprensa após a corrida.
Verstappen, que lutou com os problemas de equilíbrio e uma parada lenta em caixas, disse que “tudo o que poderia dar errado” no Bahrein. Mas a maior frustração ocorreu após a corrida, quando a FIA anunciou que George Russell não seria penalizado por usar os DRS (sistema de redução de arrasto) fora da área permitida.
O holandês estava calmo, mas claramente crítico da decisão, declarando:
“Não entendo como essas regras funcionam. Russell abriu ilegalmente para seus dres e, no entanto, a FIA o deixa deslizar. Se tivesse sido eu ou outra pessoa, teria sido o mesmo resultado? Parece que existem padrões diferentes para diferentes motoristas”.
Russell, que terminou em segundo, foi investigado por supostamente ativar o DR enquanto estava mais de um segundo atrás do carro na frente, que vai contra os regulamentos. Embora a FIA tenha confirmado que os DRs de Russell estavam abertos por 37 metros em uma linha que se estende a 700 metros, nenhuma vantagem esportiva foi obtida.
Segundo os mordomos, Russell acidentalmente desencadeou o DR enquanto tentava uma chamada de rádio. Eles reconheceram o mau funcionamento técnico no carro Russell, incluindo problemas com sistemas de freio e componentes eletrônicos. Eles o forçaram a usar um botão de cancelamento manual, que também ativa os DRs, o que leva a uma violação indesejada.
Apesar de um ganho de 0,02 segundos do uso de DRS, Russell, segundo relatos, perdeu 0,28 segundos na próxima esquina, que a FIA aceitou como compensação suficiente.
Mesmo assim, Verstappen permaneceu não convencido:
“Se as regras são ou não as regras. Se começarmos a dobrá -las, dependendo do contexto ou da intenção, onde isso termina? Isso não parece o mesmo tratamento”.
A decisão da FIA causou um debate entre fãs e especialistas, especialmente devido às penalidades anteriores de Verstappen por infrações muito menores. Com Russell agora se aproximando de Verstappen na classificação de motoristas, as tensões se intensificarão ainda mais à medida que a batalha do campeonato é aquecida.