As tensões comerciais dos EUA -China estão se espalhando para o campo de robôs em forma de humano, ameaçando o ambicioso plano deTeslaNa produção em massa de robôs Optimus a baixo custo.
O objetivo de manter o preço em US $ 20.000 por robô Optimus será difícil se a Tesla não acessar uma enorme cadeia de suprimentos na China, segundo analistas.
“A Tesla pode ser forçada a adiar o Plano de Produção em Massa Optimus”, disse Xuecheng, líder científico do Center for Robot Robot Innovation.
Muitos componentes principais, como conchas externas, transmissão, juntas e parafusos – que são usados em robôs em forma de humano, desenvolvidos por Tesla ou Figura – são todos de fornecedores.China.
Atualmente, as empresas de robôs em forma de estrangeira não foram importadas da China porque o produto ainda está no estágio de acabamento. Mas, ao entrar em grande produção em escala, eles podem ter que depender da cadeia de suprimentos de hardware chinesa – o fator que representa uma grande proporção do custo robótico total.

Xu disse que, embora não seja a principal água na tecnologia de transmissão, a China ainda possui um ecossistema de produção profissional e muitos anos de concorrência feroz ajudaram o custo de uma profunda redução, mas ainda assim a garantia de qualidade.
“Essa vantagem é quase insubstituível”, disse ele, e disse que o preço de US $ 20.000 da Tesla seria difícil de alcançar em um futuro próximo.
O Optimus Robot é considerado um “agitador” no campo do robô em forma de humano – um fator inovador que provavelmente mudará o jogo.
Esse modelo de robô também é o centro da visão tecnológica do CEO Elon Musk. A Tesla pretende produzir milhares de unidades em 2025 e acelerará fortemente a partir do ano seguinte.
No anúncio dos resultados da empresa no início do ano, o bilionário Musk previu que a produção da Optimus poderia exceder 1 milhão de unidades/ano e, ao mesmo tempo, estar confiante de que os custos de produção cairão abaixo de US $ 20.000.
No entanto, o Sr. Liang – presidente e fundador da Yunmu Intelligent Manufacturing Note pelo menos dois termos de componentes da Optimus, dependendo dos fornecedores chineses, especialmente a transmissão – como parafusos de bola, motores de acoplamento e motores de copo vazios – que representam cerca de 60% dos custos totais de hardware. Alguns sensores também são importados da China.
Ele acrescentou: “Somente o motor representa cerca de 50%do custo do hardware, a mão robótica é mais 10%. Sem a cadeia de suprimentos chinesa, o custo de Tesla pode usar pelo menos 50%”.
Além disso, ele afirmou que a guerra comercial não afetou os fornecedores domésticos, porque a maioria dos componentes foi produzida internamente ou possui planos alternativos.
No entanto, algumas empresas chinesas no campo dos robôs em forma de ser humano ainda precisam importar componentes-chave, como chips, calculando módulos e sensores das áreas americanas que podem ser interrompidas no contexto de tensões crescentes.