Em um anúncio de tirar o fôlego no qual os fãs da Tesla e os rivais do setor automotivo foram deixados sem palavras, Elon Musk esperava que descrevi o maior financiamento automotivo da década: um motor com hidrogênio que “aniquilou todo o setor do carro elétrico”.

Sim, você leu a direita. O próprio Elon Musk, que zombou publicamente das células de combustível de hidrogênio no passado, referindo -se a ele “células bobas”, agora menciona um ponto de virada revolucionária. E a indústria automotiva não sabe se você ri, entre em pânico ou liga de Bluff.
Choque

Durante um enigmático e fora do roteiro para um evento de pesquisa e desenvolvimento da Tesla em Austin na noite passada, Musk surpreendeu o público com apenas uma marca -não confirmação:
“As pessoas pensam que elétrico é o futuro. Mostrarei nosso novo motor de hidrogênio que está arquivando todo o mercado de carros elétricos – incluindo a nossa – é hora de dar o próximo salto”.
Alguns segundos depois, um protótipo apareceu na tela, que parecia um tractra de desempenho híbrido elétrico de hidrogênio com o acentuado “Projeto Hyperion”.
Espere um momento, não odeie um hidrogênio?
Musk é um dos críticos de volume da tecnologia de hidrogênio há anos e a chamou de “extraordinariamente estúpida” e “desperdício de tempo para carros”. Os especialistas do setor e os apoiadores dos carros elétricos agora estão se apressando para entender essa mudança repentina.
Alguns especialistas afirmam que Musk financiou secretamente projetos de pesquisa e desenvolvimento para hidrogênio desde o início de 2023, enquanto outros sugerem que essa pode ser uma publicidade criada para abalar competições como Toyota, Hyundai e BMW – os únicos grandes fabricantes de automóveis que ainda são fortemente investidos em hidrogênio.
Você poderia realmente terminar a era dos carros elétricos?
A tecnologia de hidrogênio oferece vantagens como reabastecimento mais rápido e maior autonomia do que veículos elétricos com veículos elétricos operados por bateria. No entanto, os desafios – incluindo segurança de memória, infraestrutura e custos de produção – fizeram dele uma opção de nicho.
Mas se os rumores sobre os tanques sólidos de hidrogênio da Tesla e o método de produção sem carbono (no mês passado nos memorandos internos) fossem verdadeiros, as coisas poderiam mudar radicalmente.
A Dra. Lila Carmichana, analista da Tecnologia de Energia, comentou: “Se Musk resolveu problemas de armazenamento e custos, não é apenas um novo mecanismo – seria um evento que conhece os carros elétricos da bateria como nós”.
Caos nas mídias sociais
Alguns minutos após o comentário de Musk, as hashtags #HyDrogentesla e #evobliteration iniciaram tendências globais. Enquanto alguns usuários o celebraram mais Elon como um “gênio caótico”, outros o acusaram de tirar sarro de investidores e clientes.
Em um post viral, diz: “Esse tipo passou uma década para vender carros elétricos nos EUA. Agora está prestes a vender hidrogênio lá como se fosse uma virada em um filme de ficção científica”.
O que vai acontecer agora?
Musk prometeu revelar completamente o protótipo de motor neste verão com a confirmação que promove uma nova linha de veículos Tesla que podem ser acelerados em menos de 1,8 segundos e com um tempo de tanque de apenas 3 minutos de 0 a 60 milhas por hora.
Os especialistas da indústria são céticos, mas se a história nos ensinou algo, apostar contra as idéias mais corajosas do almíscar pode ser um passo arriscado.